Ladrilho Hidráulico, o artesanato da arquitetura!
O post de hoje é sobre um elemento muito antigo (antigo mesmo, época moura e bizantina !!!), mas ao mesmo tempo super contemporâneo, o ladrilho hidráulico, o xodó dos revestimentos!
Presente em ícones da arquitetura, como a Basilica di San Marcos, em Veneza, na Itália, o ladrilho hidráulico é um clássico, que traz cor, beleza e originalidade em qualquer ambiente.
O Ladrilho Hidráulico possui uma confecção bastante particular, é fabricado um a um, e tem o concreto como matéria prima, o que o deixa bastante resistente, podendo chegar a uma vida útil de até 80 anos.
O "Hidráulico" vem do fato da peça necessitar ser curada em água, ou seja, depois de pronta, fica de molho num tanque para eliminar as imperfeições.
Por ser um elemento artesanal, a colocação, impermeabilização e manutenção requerem alguns cuidados especiais, portanto a dica é contratar uma mão de obra especializada para fazer o trabalho!
Depois da instalação é fundamental que se passe uma camada de resina, que confere mais proteção ao revestimento - essa precaução é importante principalmente pelo ladrilho ser poroso. Para a limpeza o processo é simples: um pano úmido bem torcido e outro seco são suficientes. Uma leve camada de cera de tempos em tempos também ajuda na manutenção do brilho!
Muita gente já descarta a utilização do Ladrilho Hidráulico de cara pelo custo, mas é importante destacar que o preço está ligado à complexidade do desenho, pois isso determina quanto o artesão vai trabalhar em cada peça.
O modelo liso monocromático no tamanho-padrão custa, em média, 75 reais, o m². Já o decorado, com a mesma medida, fica entre 130 e 325 reais, o m². Entretanto, alguns tipos restaurados podem chegar a 980 reais, o m². “O tamanho mais comum é 20 x 20 cm, mas é possível fabricar de 8 x 8 cm a 30 x 30 cm e em cortes sextavados”, informa Divo Picazio, da Dalle Piage.
Além de lindo, esse revestimento pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
Por exemplo nessa varanda:
E pode ser utilizado na parede e também no piso!
Com a alta das estampas geométricas, o ladrilho entra com tudo nessa tendência. O retorno desse material está ligado à necessidade de criar ambientes aconchegantes onde a mistura do antigo com o moderno resulta em um espaço mais intimista. Sem falar de seu apelo artesanal – outro gancho de sucesso garantido.
Pode ser usado em todos os ambientes da casa, como salas de jantar:
Espaços de leitura:
Sala de Estar:
Nessa referência também podemos ver o uso do cobogó - we love it - e pra quem quiser tem post do COB sobre isso aqui:
Olhem como pode ficar lindo no banheiro:
Aqui tem post do COB sobre lâmpadas pendentes:
Muitos jovens designers, ilustradores e artistas estão criando padronagens superdescoladas para o Ladrilho Hidráulico. Agora é só nos jogarmos nessa tendência, que é linda!