top of page

Jardins Verticais

O post dessa semana do blog tem tudo a ver com o COB. Vamos falar de Jardins Verticais!

Os Jardins Verticais vêm para trazer um pouquinho de verde aos locais onde não se imaginava a existência de um jardim. Eles podem ser inseridos no interior ou no exterior, em paredes, muros, divisórias, fachadas...

Além de beleza, os jardins podem trazer conforto térmico e acústico ao ambiente.

O verde é capaz de humanizar visualmente cada ambiente, e contribui para a melhora da qualidade do ar, ajudando a regular os níveis de umidade e temperatura locais.

Além de interferir beneficamente no conforto térmico, os jardins verticais também proporcionam uma sensação de conforto acústico, causando a impressão de que as plantas absorvem o som.

**É importante esclarecer aqui que o conforto térmico se dá por uma sensação causada pelo nosso psicológico, não quer dizer que as plantas absorvem realmente o som. Contribui para que esse efeito aconteça também o fato do jardim vertical criar uma barreira visual.

O Jardim Vertical pode entrar no ambiente de estar substituindo até mesmo as obras de arte, neste caso sendo o uso de diferentes espécies de plantas os responsáveis pela "bossa" do quadro verde. Fica um charme, não acham?

Muitas pessoas acabam abandonando a ideia dos jardins verticais achando que a instalação e manutenção são muito complicadas. O que hoje não é mais verdade, os painéis podem ser embutidos e a irrigação automatizada.

A composição desse tipo de jardim é feita de fragmentos, que nada mais são do que pequenos vasos, floreiras, ou recipientes que permitam a troca, adubação e o manejo das mudas.

A manutenção torna-se então muito fácil!

Prático, não? (!!!)

Um passo fundamental para que as paredes ajardinadas fiquem harmônicas com o restante do espaço e não causem transtornos é a realização de um bom planejamento. Caso o jardim não ocupe toda a parede, o revestimento ao redor deve ser pensado para dividir espaço com a vegetação. Ressaltando que, neste caso, materiais mais resistentes à umidade são os indicados.

Por questões de umidade, os jardins verticais também caem muito bem dentro de banheiros. Podendo ser instalados até mesmo dentro do box ou junto da banheira, nesse caso não precisamos nos preocupar muito com as regas, não é?

A escolha das plantas também é muito importante; cada planta apresenta uma necessidade específica e é isso que vai nortear a instalação do jardim vertical.

As que combinam com espaços internos necessitam de menos claridade, como minibromélia, peixinho, repsális, véu-de-noiva e brinco-de-princesa. Em ambientes de alta incidência de claridade, são indicadas as plantas de sol como samambaia, renda-portuguesa, avenca, chifre-de-veado, lambari-roxo e columeia.

Aqui temos um exemplo de jardim vertical com samambaias em uma cozinha:

E aqui um mix de plantas para uma área externa:

Os jardins verticais são fortemente associados a soluções ecológicas e sustentáveis, além de ornamentar trazem todo o encanto da natureza pra mais pertinho da gente, do jardim para dentro das nossas casas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page